terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jogos da Fome - Suzanne Collins

Enganem-se aqueles que procuram uma grande experiência literária nesta leitura. Enganem-se também aqueles que procuram um elenco e uma história complexa que se desenvolve em intrincadas premissas. Não é isso que ocorre e não é isso aquilo a que o livro se propõe. Mas na verdade, é um livro que entretém.  E é também verdade que a história, se não fosse tão infantilmente ou juvenilmente escrita, tinha possibilidades para tornar este livro em algo realmente interessante. 
O livro centra-se em Katniss Everdeen, jovem adolescente habitante do Distrito 12 de Panem. Tem como amigo e companheiro de caça Gale,um atraente e robusto rapaz que faz denotar imediatamente a simples e eficaz relação amorosa que poderá ou não vir a acontecer. Começa aqui a imaturidade e infantilidade do enredo. Em Panem, todos os anos ocorre um evento homónimo do titulo do livro que tem como objectivo sacrificar 2 pessoas de cada distrito, um rapaz e uma rapariga entre os 12 e os 18 anos, pelos confrontos que marcaram a história de Panem. O livro, dividido em 3 partes, tem na segunda parte o seu principal desenvolvimento, nomeadamente, nas páginas onde Os Jogos decorrem. Estes jogos mostram-nos Katniss, destemida e aventureira a lutar contra quase tudo e quase todos. Mostram-nos também Peeta, eterno apaixonado que ilude e surpreende. Nestes Jogos, 24 adolescentes (2 de cada Distrito) combatem até à morte até que reste apenas um concorrente que será coroado vencedor e terá para sempre abundante riqueza que contrasta com a miséria vivida em Panem. As cenas de violência que poderiam trazer alguma cor ao livro são simplesmente muito vagas e quase ausentes onde a morte, que deveria ser parte integrante e constante, surge de certa forma camuflada numa linguagem básica e infantil.
Não fosse o rótulo de livro infanto-juvenil aplicado  e penso que poderíamos experienciar algo bem melhor. Fica então esse sabor de desilusão mas que no entanto transformam este livro em algo útil se o ávido leitor se quiser por momentos afastar de obras mais complexas e pretenda simplesmente desafogar a mente com algum entretenimento gratuito.
Como os 3 volumes me foram oferecidos já me encontro a ler o segundo que aqui estará exposto em breve. É provável que no final não tenha interesse em manter a trilogia e talvez surjam surpresas por aqui.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário